Página Inicial     
|      Fale Conosco      |      Adiconar aos Favoritos 

Ribeirão Preto/SP - Brasil - Fundada em 27 de Outubro de 1979

  Página Inicial

 Consulta Sócios

  pombo As 2016

  pombo As 2015

  Pombo AS 2014

  Regulamento para Columbódromos

  Resultados de Corridas

  Pombo Ás 2009

  Pombo Ás 2010

  REGULAMENTO POMBO AS

  Pombo As 2013

  Pombo Ás Nacional 2008

  Tempo

  Como ser Columbófilo

  Estatuto

  Curiosidades

  Concurso Logotipo FCB

  Projetos

  Newsletter

  Regulamento Nacional de Concursos

  Fotos

  Fale Conosco

  Columbófilos Virtuais

  Regulamento Pombo Ás Nacional 2009

  Assembéia FCB

  XXXI - Olimpíada Columbófila

  Columbódromos Nacionais(Histórico)

  Pombo ÁS 2011

  Artigos

  Links

  Vídeos

NOTÍCIAS
Calendário de Vacinações
após discussão do grupo Médico-Veterinário-Sanitário, no 2º Encontro dirigentes

Calendário de Vacinações sugerido pela FCB, após discussão do grupo Médico-Veterinário-Sanitário, no 2º Encontro Nacional de Dirigentes, ocorrido em São Paulo em 19 e 20 de fevereiro de 2016.

1-1)Considerando a nova realidade da columbofilia brasileira, diante do seu crescimento nos obriga a criar estratégias preventivas contra alguns possíveis problemas que dizima quantidade de pombais desde o segundo semestre de 2014. 

1-2)Considerando ser a Doença de New Castle uma enfermidade,  causada por um vírus resistente em meio externo e de fácil disseminação.

1-3)Considerando que a disseminação desta doença (New Castle)  se dá principalmente na temporada de soltas, onde são reunidos em caminhões transporte, pombos de diversos criatórios, e que pombos extraviados são acolhidos em pombais alheios.

1-4)Considerando que temos no mercado e a baixo custo, a Vacina para New Castle,” La Sota”, que tem se mostrado eficaz em todos os pombais que a aplicaram seguindo corretamente as recomendações do fabricante.

1-5)Considerando que esta vacina (New Castle) pode apresentar falhas por aplicação inadequada e que para diminuí-las, vacinações repetidas são necessárias.

1-6)Considerando que a vacina (New Castle) que é preventiva, e deve ser aplicada em pombos sadios, tem sido frequentemente confundida com tratamento e aplicada quando a doença está em período de incubação ou já instalada, o que pode agravar os sintomas; sendo motivo de resistência de muitos columbófilos à vacinação.

2-1)Considerando que a Bouba ou Varíola Aviária, provocada por um Poxvírus é endêmica em nosso país e que anualmente é disseminada pelo contato entre os pombos nos caminhões transporte, causando perdas inexplicáveis de pombos ,  mortes desnecessárias, chegando a invalidar todo um pombal para a competição quando se manifesta.

2-2)Considerando que temos no mercado e a baixo custo a Vacina contra Bouba Aviária Vírus Pombo, que tem se mostrado eficaz.

3-1)Considerando que a Salmonelose (Mal de Asa) é provocada pela Salmonela Typhimurium, uma bactéria disseminada por fezes, urina e secreções de pombos portadores sãos, além de ratos e outras aves, com surtos em períodos nos quais os pombos estão mais vulneráveis, principalmente na “Grande Muda”.

Resolve:

1-7)Recomendar a vacinação contra Doença de Newcastle, com vacina “La Sota” de todos os filhotes com três semanas de vida, com revacinação aos 40 e aos 60 dias de vida.

1-8)Recomendar a vacinação (e, ou) revacinação contra Doença de NewCastle de todas as colônias em 3 aplicações no período pré temporada, sendo a 1ª no final de março; a 2ª no final de abril e a 3ª no final de maio, com revacinação de toda a colônia a cada 3 meses.

2-3)Recomendar a vacinação de todas as colônias contra a Bouba Aviária com vacina Virus Pombo, anualmente no período pré temporada ou seja final de abril, ou princípio de maio.

3-2)Recomendar o tratamento de todas as colônias com o antibiótico Enrofloxacina a 10%, logo após o término da temporada de soltas, com o  objetivo de tentar diminuir a manifestação desta doença bacteriana.

FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA
CALENDÁRIO SANITÁRIO
  PERIODO DE VACINAÇÃO
VACINAS JAN. FEV. MAR. ABRIL  MAIO JUNHO JULHO AGOSTO SET. OUT. NOV. DEZ.
NEW CASTLE ( LA SOTA)     X X X         X X X
BOUBA AVIÁRIA       X                
SALMONELA TYPHIMURIUM       X         X      
RECOMENDAMOS UM TRATAMENTO PREVENTIVO CONTRA SALMONELOSE ANTES DE INICIARMOS A REPRODUÇÃO

 

Federação Columbófila Brasileira 
 © 2017 - Todos os direitos reservados