Página Inicial     
|      Fale Conosco      |      Adiconar aos Favoritos 

Ribeirão Preto/SP - Brasil - Fundada em 27 de Outubro de 1979

  Página Inicial

 Consulta Sócios

  pombo As 2016

  pombo As 2015

  Pombo AS 2014

  Regulamento para Columbódromos

  Resultados de Corridas

  Pombo Ás 2009

  Pombo Ás 2010

  REGULAMENTO POMBO AS

  Pombo As 2013

  Pombo Ás Nacional 2008

  Tempo

  Como ser Columbófilo

  Estatuto

  Curiosidades

  Concurso Logotipo FCB

  Projetos

  Newsletter

  Regulamento Nacional de Concursos

  Fotos

  Fale Conosco

  Columbófilos Virtuais

  Regulamento Pombo Ás Nacional 2009

  Assembéia FCB

  XXXI - Olimpíada Columbófila

  Columbódromos Nacionais(Histórico)

  Pombo ÁS 2011

  Artigos

  Links

  Vídeos

NOTÍCIAS
2º ENCONTRO DE DIRIGENTES
REUNIÃO E ESTATUTO

Comissão para análise de possibilidade de reforma dos estatutos da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COLUMBOFILIA

 

 

- Integrantes:

Walter Achilles Rezende, Roberto Paulo, Giel Santos Corrêa, Darione Gomes Rabelo e Francismar Santos Anatividade

 

 

- Comentário:

Em função dos questionamentos sugeridos por diversos dirigentes e membros de associações quanto a possibilidade da eleição dos representantes legais da Federação Columbófila Brasileira perante a assembleia geral, para tornarem-se legítimos, em substituição aos atuais representantes, essa comissão reuniu-se no sentido de melhor entender e aclarar as diversas possibilidades e consequências.

 

Visualiza os membros desta comissão, uma ligeira interpretação equivocada entre representante legal perante a assembleia geral e o responsável pela redistribuição de anilhas nos respectivos Estados. No que diz respeito ao gerenciamento de anilhas o atual estatuto da FCB não atribui ao representante estadual a incumbência de distribuição das anilhas, estando atualmente, conforme preceitua o estatuto, a responsabilidade discricionária por decisão monocrática da diretoria da FCB.  

 

- Objetivo:

Tornarem-se os presidentes de clube representantes legais perante a assembleia geral, ao teor do art. 16 e seus parágrafos do estatuto da Federação Columbófila Brasileira, ou seja, permitir que os presidentes dos respectivos clubes possam ser os legítimos representantes com direito as atribuições inclusive votação perante a assembleia geral.

 

-Métodos:

Adaptação de quase todos os artigos do estatuto, ora em vigor contemplando aos diretores de clubes exercerem a representatividade perante a assembleia geral, atribuindo-lhes a competência ora atribuída aos atuais representantes estaduais.

 

- Discussão:

Os prós e os contras.

   a)  Essa comissão encontrou como prós a maior participação numérica de diretores de clubes em função da única representação estadual, enxergando que serão mais representantes com possibilidade de maior manifestação;

    b) Como contras, poderemos citar o monopólio das decisões proporcionadas aos Estados que detenham maior número de clubes em detrimento dos interesses de outros Estados que possuem menor quantitativo de clubes.

 

-Conclusão:

Apresentação dos itens em referência para todos os membros perante o segundo encontro dos dirigentes da columbofilia brasileira, para que possam os mesmos, com conhecimento total encaminharem ou não, proposta de alteração dos estatutos da FCB, solicitando ou não à diretoria da FCB em conjunto ao teor do art. 36, combinado com o parágrafo único do art. 67, que façam uma convocação de assembleia geral extraordinária, com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência com a especificação da alteração ora sugerida.

 

-Sugestão dos presentes, em plenário,  perante o SEGUNDO ENCONTRO DOS DIRIGENTES DE CLUBES:

 

Por manifestação dos integrantes do 2º Encontro dos Dirigentes de Clubes, foi sugerido a possibilidade de representação através de representantes regionais, sendo sugerido 5 representantes para Minas Gerais, 2 para São Paulo e 1 para os demais Estados da Federação.

 

- Decisão final:

Tal proposta foi levada a votação e por quase unanimidade do plenário do 2ª Encontro de Diirigentes, foi aprovada nos seguintes termos:

 

Preliminarmente seria convocado todos os clubes devidamente registrados através de edital, com prazo de 120 dias, com circulação no site da Federação Columbófila Brasileira e Grupo Yahoo, convocando-os para manifestação quanto a indicação de (1) um representante por Estado ao teor dos parágrafos 1º e 2º do artigo 16 do Estatuto atual da FCB.

 

Posteriormente haveria convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária especifica para analisar e votar quanto a alteração e adaptação dos Estatutos as decisões proferidas.

 

Por fim, foi designado os senhores Márcio Mattos e Walter A. Rezende, para confecção de edital referido e providências pertinentes. 

 

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS E INDICAÇÃO DE REPRESENTANTE ESTADUAL

 

A diretoria da FEDERAÇÃO COLUMBÓFILA BRASILEIRA, em 25/02/2016, considerando:

 

.  manifestação expressa na plenária por ocasião da realização do 2ª Encontro Nacional de dirigentes de clubes, realizado de 18 a 21 de fevereiro de 2016, na qual ficou aclamado, quase por unanimidade, a sugestão de mudança dos estatutos permitindo que os representantes estaduais sejam selecionados de maneira a permitir que os estados de Minas Gerais e São Paulo se façam representar por um número maior de representantes gerando maior número de votos,

 

. necessidade de convocação dos representantes estaduais para votação perante a assembleia geral, ordinária ou extraordinária à ser convocada para o fim específico conforme determinação expressa do nosso estatuto,

 

. considerando que há muito não houve um levantamento para a real identificação do representante estadual legal ao teor dos artigos 16 e seguintes do estatuto, e,

 

. considerando a importância do representante legal perante a estrutura organizacional e funcionamento especialmente da assembleia geral,

 

publica o presente EDITAL para que todos as Federações a razão de uma para cada Estado Federado e Distrito Federal,  e sociedades ou clubes columbófilos, onde não existir federação,  todos devidamente legalizados ao teor do artigo 5º, em atendimento ao edital, apresentem:

 

1º) Federações –  ao teor do artigo 7º documentação de registro cartorário com ata de eleição da diretoria em vigor e documentação de pelo menos 3 (três) clubes devidamente legalizados, conforme preconiza o estatuto da FCB.

 

2º) – Clubes – ao teor do parágrafo 1º do art. 8º, um exemplar do estatuto devidamente autenticado pelo cartório de Registro Público e cópia da Ata da assembleia geral da eleição dos órgãos da entidade com prazo do respectivo mandato em vigor.

 

3º)- Federações e Clubes - requerimento solicitando a filiação firmado pelo presidente ou diretor por esse designado e Indicação do representante estadual, qualificando-o com nome completo, número da identidade e Estado e órgão expedidor e clube/s filiado/s, um para cada Estado da Federação no sentido de atendimento ao artigo 16 e seguintes do nosso estatuto.

 

Os documentos e informes deverão ser enviados, em original ou cópia autenticada, até o dia 30/06/2016 impreterivelmente para o endereçamento abaixo:

 

Walter Achilles Rezende

Federação Columbófila Brasileira

ED. Assis Chateaubriand, Bloco II, sobreloja, sala 4

BRASÍLIA –DF CEP 70.340-906

 

 

 

Atenciosamente,

DARIONE GOMES RABELO – presidente

EDUARDO LOPES SANTANA - secretário

Federação Columbófila Brasileira 
 © 2017 - Todos os direitos reservados